Perguntas Frequentes dos Profissionais da Saúde

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O que é a PicDoc e quais são seus benefícios?

A PicDoc é uma plataforma de teleconsulta gratuita para profissionais de saúde, sem custos mensais ou taxas adicionais.

Os profissionais de saúde só atendem se tiverem disponibilidade na agenda e concordarem com o valor oferecido pela consulta.

Os profissionais recebem o valor total das consultas aceitas em até 72 horas via PIX ou até 30 dias via cartão de crédito.

A admissão de profissionais depende da disponibilidade de vagas em sua especialidade. Algumas podem estar esgotadas.

O objetivo principal é conectar pacientes a profissionais de saúde de várias especialidades por meio da tecnologia.

Somos uma empresa que acredita que a saúde deve ser inclusiva: saúde para todos, com rapidez e a preços que os usuários estejam dispostos a pagar.

Como funciona a PicDoc?

Aqui o paciente faz uma oferta de valor para uma consulta na especialidade desejada. O profissional aceita conforme sua disponibilidade e interesse na consulta. Não permitimos agendamento de consultas, apenas ficará ativa durante um intervalo que o paciente definir durante o mesmo dia. O profissional tem total liberdade de atender sem obrigatoriedade de horário.

Após a consulta, o profissional, caso necessário, deverá enviar os pedidos de receitas, exames e outros documentos que se fizeram necessários durante a consulta. A PicDoc utiliza a memed para envio dos documentos aos pacientes.

Os Profissionais de Saúde, que possuem CRM, deverão utilizar assinatura eletrônica via certificado digital válido.

Importante o uso da ética e que seja seguido o manual de boas práticas para o bom atendimento da consulta.

A PicDoc é certificada pelo Conselho Federal de Medicina?

Sim, temos o Certificado de Regularidade de Inscrição de Pessoa Jurídica no 1023418 para telessaude emitida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Como me cadastro como profissional de saúde na PicDoc?

Após acessar o site www.picdoc.com.br, clique na opção "Quero me cadastrar" e selecione a categoria "Profissional da Saúde". Complete seu cadastro com todas as informações solicitadas. Você pode registrar até duas especialidades nas quais esteja qualificado para atender, com a obrigação de fornecer documentação comprovando sua formação, como certificados de pós-graduação, residência médica ou especialização (se não possuir Registro de Qualificação de Especialista - RQE).

É necessário cadastrar sua conta bancária, pois a liberação para atendimento só ocorre após o registro da conta para receber os pagamentos das consultas, juntamente com o envio de documentos de identificação válidos, como frente e verso do RG ou CNH, além do documento do conselho regional correspondente (CRM, CRP, CRF, CRN etc.), todos anexados de maneira legível e correta.

Após o preenchimento completo do cadastro e o envio correto dos documentos, aguarde a notificação de aprovação que será enviada em até 72 horas úteis. Após a aprovação, você estará apto para iniciar o atendimento aos pacientes.

Como devo me preparar para o atendimento online?

No momento do atendimento, certifique-se de estar em um local silencioso, com bom sinal de internet e/ou wi-fi, microfone e câmera funcionando, trajado adequadamente, e inicie as consultas com o paciente. Importante seguir o manual de boas práticas da PicDoc. Após a aprovação, você estará apto para iniciar o atendimento aos pacientes.

A PicDoc é segura?

Sim. A plataforma PicDoc segue os mais rigorosos padrões de criptografia e segurança, além de proteger seus dados respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Tudo isso funciona seguindo as boas práticas para este tipo de atendimento e as normas vigentes para Telemedicina.

Existe um valor mínimo para as consultas?

Sim, o valor mínimo é de acordo com a especialidade. O valor que estiver na área de ofertas da plataforma referente a consulta é o valor que irá receber ao aceitá-la. Não cobramos mensalidade, nem taxa de adesão.

Como recebo o pagamento pelas consultas?

O repasse dos valores é feito na conta bancária cadastrada. O prazo é de acordo com a forma pagamento escolhida pelo paciente.

Prazo do pagamento pelas consultas:

  • PIX: Em até 72 horas;
  • Cartão de Crédito: 30 dias após a consulta;

Em quais regiões do Brasil a PicDoc atua?

A PicDoc está disponível para profissionais de saúde e pacientes de todo o território brasileiro.

As consultas da PicDoc são agendadas?

Não são agendadas. As consultas são realizadas dentro do horário estabelecido na oferta, a qual ficará ativa até o horário definido pelo paciente ou até que o mesmo faça seu cancelamento.

Tenho que ficar de plantão para fazer o atendimento dos pacientes?

Não. Assim que ocorrer uma oferta para a sua especialidade será enviada uma notificação para o seu computador ou celular e ela aparecerá na seção Ofertas da plataforma. Você só aceitará a oferta caso tenha disponibilidade e interesse naquele momento.

IMPORTANTE: É necessário configurar a permissão de notificação de oferta em seu celular e/ou computador de acordo com o sistema operacional que utiliza. Veja o passo a passo no nosso guia de ativação das notificações.

Posso atender meus pacientes pela PicDoc?

Não, a PicDoc não direciona o paciente para um profissional de saúde específico. Nosso modelo funciona por especialidade com uma dinâmica visando justamente otimizar a agenda do profissional de saúde, que atende conforme a disponibilidade da sua agenda, assegurando ao paciente o menor tempo de espera possível.

Para atendimento online, o paciente precisa estar cadastrado na plataforma?

Sim. Para utilizar a PicDoc, todos os usuários devem se cadastrar para garantir a utilização dos serviços.

Como saberei que existe notificação de consulta para mim?

É necessário configurar a permissão de notificação de oferta em seu celular e/ou computador de acordo com o sistema operacional que utiliza. Veja o passo a passo no nosso guia de ativação das notificações.

Ao receber a notificação, você deverá entrar na plataforma para aceitar a oferta e realizar a consulta. Assim que um profissional atende a consulta, a oferta fica indisponível aos demais profissionais.

Para atendimento online, o paciente precisa estar cadastrado na plataforma?

Sim. Para utilizar a PicDoc, todos os usuários devem se cadastrar para garantir a utilização dos serviços.

Como instalar a PicDoc no meu dispositivo?

Você pode instalar o aplicativo da PicDoc no seu computador ou smartphone. Veja o passo a passo no nosso guia de instalação do app.

Posso cancelar uma oferta de consulta já aceita?

Sim. A consulta poderá ser cancelada desde que não tenha sido iniciada. Após o início não será permitido cancelar.

O que acontece se houver falha na conexão?

Em caso da sua conexão de internet cair e não haja a possibilidade de reconexão, a consulta deverá ser cancelada pelo profissional da saúde como concluída sem sucesso e apontar o motivo. Será automaticamente cancelada.

A consulta foi interrompida por uma falha na conexão. Receberei o valor integral da consulta?

Não. Somente serão pagas as consultas finalizadas com sucesso. Em caso de queda na conexão com a internet, o link permanecerá ativo e a chamada poderá ser reestabelecida reacessando o mesmo link. Caso não seja, deve finalizar sem sucesso e apontar o motivo.

Meu paciente pode me encontrar na plataforma?

Diretamente, não. Atualmente nossa plataforma não possibilita a escolha do profissional de saúde.

Consigo enviar a receita médica ou pedido de exame para o paciente?

Sim, após finalizada a consulta, você poderá fazer o envio dos documentos via memed ou upload e envio dos pedidos de exames e das receitas digitalizados. No caso do upload eles devem estar em formato PDF ou JPG, com limite máximo de 5MB.

É obrigatório que o profissional de saúde disponha de certificado digital válido para ingressar ao atendimento.

É necessário emitir Recibo ou Nota Fiscal referente a consulta médica?

Sim, é de responsabilidade do profissional de saúde fornecer o Recibo ou Nota Fiscal ao paciente, pois o pagamento é feito pelo paciente.

A PicDoc é o meio de conexão entre profissionais de saúde e pacientes. Utilizamos um serviço de meio de pagamento para realizar as transações/recebimentos.

Lembramos que a emissão de documento fiscal ( recibo ou Nota fiscal ) é uma obrigação legal. Em nossa plataforma disponibilizamos um campo para que seja feito o upload da Nota Fiscal ou Recibo ao paciente.

Como faço para fornecer a NF-e ou Recibo para o paciente?

Após finalizada a consulta, você poderá fazer o upload do recibo ou NF-e. O arquivo deverá estar em formato PDF, com limite máximo de 5MB. Em caso de dúvidas, consulte seu contador.

Preciso ter Certificado Eletrônico para usar a PicDoc?

Sim. Com a nova resolução do CFM, o Certificado Digital passa a ser OBRIGATÓRIO para o médico realizar a consulta online e realizar a emissão de documentos digitais (Receitas, Atestados, Pedidos de exames etc.).

A PicDoc reforça sua importância e orienta que todos os profissionais tenham e utilizem simultaneamente com a nossa plataforma, as plataformas gratuitas de prescrição eletrônica da Memed (memed.com.br) ou CFM (prescricaoeletronica.cfm.org.br)

Posso compartilhar meus dados de acesso (login)?

Não! O login e senha do profissional são de uso pessoal, único e intransferível. O compartilhamento de acesso por qualquer motivo é considerado falta gravíssima, que ocasionará além do banimento da plataforma, crime de falsidade ideológica e denúncia junto aos órgãos competentes.

Instale nosso app!

Cuide da sua saúde, onde quer que você esteja! Baixe agora o aplicativo da Picdoc e tenha acesso imediato a consultas médicas virtuais, de forma rápida, conveniente e segura.

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