O ginecologista é o médico especialista em saúde íntima da mulher. Ele é capacitado a orientar, prevenir e tratar alterações no aparelho reprodutor feminino, como cólicas menstruais e alterações do corrimento. Além disso, pode realizar exames como papanicolau.
Deve ser consultado a partir da primeira menstruação ou quando há sintomas de alterações ginecológicas como menstruação ausente ou atrasada e dor ao urinar, por exemplo.
É recomendado que a mulher consulte o médico ginecologista todo ano. No mínimo uma vez ao ano para ter mais qualidade de vida e conhecer melhor os sinais do corpo.
Esse especialista é capaz de diagnosticar e tratar problemas de diferentes tipos da mulher. Confira alguns problemas que este profissional vai te ajudar a resolver.
Menstruação atrasada por 2 meses e o teste de gravidez de farmácia deu negativo pode significar algum problema no aparelho reprodutor ou mau funcionamento da tiroide.
Corrimento amarelo ou com mau cheiro. Esse tipo de corrimento pode ser infecção como vaginose, gonorreia ou tricomoníase. É indicado consultar o médico para investigação e tratamento correto do problema.
Dor durante a relação sexual. Normalmente está relacionada com a falta de lubrificação da vagina ou diminuição da libido, que pode ser originada pelo excesso de estresse, uso de antidepressivos ou até mesmo conflitos do casal. Além dessas situações, infecções vaginais também podem causar dor.
Sangramento fora da menstruação. É comum depois de um exame ginecológico, como Papanicolau. Se a mulher mudar o método anticoncepcional também pode ocorrer o sangramento durante os primeiros 2 meses. Pode ser também que tenha presença de pólipos no útero ou gravidez.
Dor ao urinar. É um dos principais sintomas de infecção urinária.
Para as situações acima ou alguma outra, consulte um ginecologista.
Consultar Agora