Quem acha que o dermatologista trata somente da pele está enganado. Este profissional tem um campo muito amplo de tratamento, abrangendo cabelos, unhas, mucosas e pelos. Desse modo, o cuidado do médico vai além do que imaginamos.
Essa área da medicina vai além da estética e traz qualidade de vida e autoestima ao paciente. Saber quando procurar um dermatologista é importante para manter a saúde em dia. Confira alguns casos em que esse profissional deve ser consultado.
Cuidados com a pele
A acne e espinhas em excesso podem ser prejudicial ao seu rosto, independentemente da idade. Nesse caso, um dermatologista vai investigar as causas e prescrever o melhor tratamento, deixando o paciente mais saudável e com a autoestima elevada.
Coceira, vermelhidão e descamação
Podem ter origem por diversos fatores, desde uma picada de inseto ou até mesmo câncer. As manchas que coçam podem ser advindas de uma alergia. Mas caso não sejam tratadas podem virar feridas ou causar problemas na pele. Ao primeiro sinal de coceira ou irritação o indicado é buscar ajuda profissional.
Pele muito seca ou muito oleosa
Cada indivíduo tem um tipo de pele com características próprias e precisam de uma indicação assertiva de medicação ou tratamento para a derme.
Unhas fracas ou manchadas
Esse problema pode indicar desde uma irritação até mesmo uma deficiência nutricional ou doenças como micose e problemas na tireoide. É fundamental investigar a causa para realizar o tratamento correto e ter uma boa qualidade de vida.
Queda de cabelo ou fios quebradiços
A queda de cabelo por si é normal. No entanto, é importante ser investigada porque pode ser originada por outros fatores, como alteração hormonal pós-parto, problemas na tireoide e micose no couro cabeludo.
Mau cheiro nas axilas ou nos pés
É muito comum as bactérias da pele se alimentarem do suor e produzirem uma substância com odor desagradável. Por isso, usamos desodorantes para deixar o local com um aroma agradável. Porém, algumas pessoas não conseguem se livrar do mau cheiro mesmo com a higiene em dia. Dessa forma, o dermatologista pode indicar o melhor tratamento.
Manchas e pintas suspeitas
A maior parte dos sinais que temos pelo corpo é benigna, entretanto somente um dermatologista pode descartar o risco de malignidade de um desses sinais.
Consultar Agora