Perguntas Frequentes dos Pacientes

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O que faz a PicDoc?

Uma plataforma de teleconsulta que permite ao paciente fazer uma consulta a distância com um profissional de saúde via videochamada. Aqui o paciente define o valor que deseja investir. Além disso, não precisa agendar, basta acessar o site, fazer a oferta e iniciar a consulta imediatamente. Já são mais de 50 especialidades a sua disposição.

Qual o valor da consulta?

O paciente tem a liberdade de definir o valor da consulta online, respeitando o valor mínimo estabelecido para cada especialidade.

Como realizar uma Consulta Online na PicDoc?
  1. Faça seu cadastro ou login no site.
  2. Escolha a Especialidade do Profissional de interesse.
  3. Defina o valor que deseja pagar pela consulta, respeitando o mínimo por Especialidade.
  4. Defina por quanto tempo estará disponível para ser atendido.
  5. Escolha o método de pagamento (PIX ou cartão de crédito).
  6. Aguarde na tela da Oferta. Assim que o profissional aceitar sua oferta, a tela será atualizada com a chamada de vídeo e também será enviada uma notificação por WhatsApp com o link para a teleconsulta.
  7. IMPORTANTE: Assegure-se de que tenha um bom sinal de Internet para garantir que a consulta tenha êxito. Além disso, permita acesso ao seu Microfone e Câmera no navegador para o site da PicDoc, assim poderá ter melhor experiência com o Profissional.
Como saber o melhor valor para oferecer?

Sua oferta vai depender prioritariamente de 3 fatores para ser aceita:

  • Valor: quanto maior o valor, maior a probabilidade de atendimento rápido.
  • Especialidade: especialidades com menos profissionais disponíveis requerem um valor de consulta mais alto e/ou um maior tempo de espera para o atendimento.
  • Disponibilidade: caso você não tenha muito tempo para aguardar, é fundamental que sua oferta seja feita com um valor superior.
Existe um valor mínimo para as consultas?

Sim. Cada especialidade tem um valor mínimo pré-determinado para a consulta.

Quais são as formas de pagamento aceitas?

Você pode escolher pix ou cartão de crédito.

Como é feito o pagamento por PIX?

Assim que o profissional aceita a oferta, é gerado um QRcode na tela de oferta. O paciente tem até 5 minutos para realizar o pagamento. Após confirmação de pagamento pelo banco, é aberta imediatamente uma chamada de vídeo para realização da consulta. Uma notificação para entrar na chamada também é enviada por Whatsapp.

Como é feito o pagamento com cartão de crédito?

Ao escolher essa modalidade, o paciente faz o cadastro do cartão. O valor só é debitado em caso de o profissional aceitar a oferta e a consulta ser concluída com sucesso. Caso a oferta não seja aceita, não será cobrado nenhum valor do paciente.

A cobrança é realizada após a Consulta?

Não, o pagamento pelo atendimento do profissional de saúde é feito pelo paciente no início da consulta. Ao final do atendimento, caso a consulta não tenha acontecido por algum motivo, o valor será estornado de acordo com o meio de pagamento utilizado e o cliente não será cobrado.

Como funciona a consulta online?

A consulta online é realizada por meio de uma chamada de vídeo totalmente segura, via celular, tablet ou computador, seguindo padrões de segurança, práticas de Telemedicina e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O paciente diz o que sente, esclarece dúvidas e recebe orientações.

Posso escolher um profissional de saúde específico?

Entendemos a importância de escolher o profissional de saúde que fará sua consulta. No entanto, nossa plataforma foi projetada para garantir que você receba atendimento o mais rápido possível com o melhor profissional disponível na especialidade solicitada. Fique tranquilo, todos os profissionais são avaliados pelos pacientes após cada consulta, garantindo a qualidade do serviço prestado.

Qual é a duração da consulta online?

Não há um tempo determinado, porém a duração é inferior a uma hora. Tempo suficiente para que o profissional preste um bom atendimento ao paciente.

A PicDoc aceita Planos de Saúde?

Atualmente, profissionais cadastrados na PicDoc não atendem por planos de saúde. Ao fim da consulta, o profissional envia uma Nota Fiscal do atendimento. Recomendamos que verifique as políticas de reembolso com o seu plano de saúde antes de fazer a consulta. O percentual referente ao uso da plataforma não é reembolsável. Atenção: A PicDoc não interfere na relação Profissional de Saúde, Paciente e Plano de Saúde, ou seja, não solicita autorização de atendimento diretamente às operadoras de saúde.

A consulta online substitui uma consulta médica presencial ou emergência médica?

A consulta por telemedicina não deve ser utilizada como substituição de consultas médicas presenciais. Em caso de urgência e emergência o atendimento deverá ser feito de forma presencial e rápida. Não aconselhamos utilizar a plataforma nesses casos.

A PicDoc é segura?

Sim. A plataforma PicDoc segue os mais rigorosos padrões de criptografia, além de proteger seus dados respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Em quais regiões a PicDoc atua?

A PicDoc é uma plataforma de consulta online que conecta profissionais de saúde e pacientes de todo o Brasil.

É possível fazer uma consulta com conexão de internet fraca no Wi-Fi ou Celular?

Certifique-se que o sinal da internet esteja muito bom ou excelente. Dessa forma, não terá problemas em realizar a consulta por chamada de vídeo. Um dos maiores motivos de falha na chamada é devido ao baixo sinal do celular/computador. Teste a qualidade da sua conexão antes de fazer sua oferta.

E se não estiver conseguindo ver ou ouvir o profissional de saúde durante a consulta?

Verifique que sua conexão de internet está com boa qualidade e velocidade. Se estiver tudo bem, pode ser um problema na permissão de Acesso a sua câmera e microfone.

Permissão de Acesso na Primeira Visita:

  • Na primeira vez que acessar a funcionalidade de teleconsulta no site, o Navegador pode solicitar permissão para acessar a câmera e o microfone.

  • Selecione 'Permitir' quando esta solicitação aparecer.

  • Se, ao entrar na sala de teleconsulta, o seu navegador não solicitar o acesso à câmera e microfone, você deve configurar manualmente essa permissão. Cada navegador possui uma forma de configuração manual. Confira a seguir os principais:

Chrome, no Android

  • Toque nos três pontos verticais no canto superior direito do navegador para abrir o menu.
  • No menu, selecione 'Configurações', depois desça até 'Configurações do site'.
  • Nas 'Configurações do site', você encontrará opções separadas para 'Câmera' e 'Microfone'. Toque em cada uma delas para ajustar as permissões.
  • Encontre www.picdoc.com.br na lista de sites e ajuste a permissão para 'Permitir' tanto na câmera quanto no microfone.

Safari, no iOS

  • Acesse 'Ajustes' no seu dispositivo iOS.
  • No menu 'Ajustes', desça até encontrar e selecionar 'Safari'.
  • Dentro das configurações do Safari, procure por 'Configurações para Sites' e depois selecione 'Câmera' ou 'Microfone'.
  • Na lista de sites, encontre www.picdoc.com.br e altere a permissão para 'Permitir' tanto para a câmera quanto para o microfone.

Chrome, no PC (Windows, Mac, Linux e outros)

  • Clique no ícone de configuração que aparece ao lado do link do site, na barra de endereços.
  • Clique em permissões deste site.
  • Na tela que aparecerá, Você encontrará opções separadas para 'Câmera' e 'Microfone'. Altere as duas permissões para "Permitir".

Microsoft Edge, no PC (Windows, Mac e Linux)

  • Clique no cadeado que aparece na barra de endereços.
  • Clique em permissões para este site.
  • Na tela que aparecerá, terão opções separadas para 'Câmera' e 'Microfone'. Altere as duas permissões para "Permitir".
Como sei que o profissional de saúde que vai me atender é bom?

Na PicDoc existe todo um processo de checagem do profissional antes de cadastramento na Plataforma. Todos os profissionais precisam estar em situação regular e ativa junto aos respectivos conselhos de classe. Além disso é feita uma avaliação ao final de todos os atendimentos, garantindo a qualidade dos profissionais que aqui atendem. Caso tenha qualquer problema com o profissional de saúde, encorajamos que faça sua reclamação logo após a consulta para que tomemos as precauções necessárias.

Como sei qual a especialidade devo escolher?

Para tirar dúvidas sobre cada uma das especialidades médicas para o seu atendimento acesse a lista completa com as especialidades e sua área de atuação.

Quais especialidades posso consultar na PicDoc?

Acesse nossa lista de especialidades e verifique as especialidades disponíveis.

Como procuro o profissional que me atendeu caso tenha dúvidas sobre o tratamento?

Em caso de dúvidas pós-consulta, contate nosso suporte. A plataforma não tem a opção de consulta de retorno.

É possível obter um atestado?

Após finalizada a consulta, a plataforma permite ao profissional de saúde anexar um atestado, laudo ou pedido de exame de forma digitalizada, que será visualizado na área do Paciente. Os documentos serão disponibilizados em PDF. Alertamos que profissional de saúde é o único responsável em avaliar a condição clínica do paciente para a emissão de um atestado e sua duração, sendo sua análise inequívoca e soberana a vontade do paciente. É responsabilidade exclusiva do profissional de saúde, que deverá somente fazê-lo em conformidade com as regras e leis vigentes.
Informamos que nem todos os Profissionais de Saúde cadastrados na PicDoc possuem a Certificação Digital que poderá ser solicitada para a validação do documento.

É possível receber uma receita médica?

Sim. É possível receber receita, atestado e pedido de exame por teleconsulta. Mas fique atento, pois alguns medicamentos não podem ser prescritos por telemedicina, apenas presencialmente. O médico pode fazer a receita de forma DIGITALIZADA. A Receita Digitalizada é aquela em que o prescritor faz uma receita física, em papel, com carimbo e assinatura em caneta digitalizada e faz o upload em nossa plataforma. O Profissional de saúde pode também, via certificado digital, assinar o documento digitalmente e enviar ao paciente via e-mail, SMS ou WhatsApp. A emissão da Receita e atestado, como na consulta presencial é de responsabilidade exclusiva do profissional de saúde, que tem total autonomia na decisão pela emissão do documento, em conformidade com as regras e leis vigentes.

Quais medicamentos não podem ser prescritos na consulta online?

Confira a lista de alguns medicamentos que não são prescritos na consulta online por determinação do Ministério da Saúde:


  • Amarela (A1): Entorpecentes (ex: Metadona, Morfina, Oxicodona).
  • Amarela (A3): Anfetaminas, Metilfenidato (Ritalina, Venvanse).
  • Azul (B1): Psicotrópicos como Benzodiazepínicos (ex: Diazepam, Clonazepam).
  • Azul (B2): Anorexígenos (ex: Sibutramina).

Esses são apenas alguns exemplos.


IMPORTANTE: A emissão da receita, como na consulta presencial é de responsabilidade exclusiva do profissional de saúde, que tem total autonomia na decisão pela emissão ou não do documento, em conformidade com as regras e leis vigentes. Reforçamos que a PicDoc não envia receitas via Correios.

E se eu não receber a receita ou outros documentos após a consulta?

Entre em contato com o nosso suporte pelo WhatsApp (11) 99670-8787 para verificarmos junto ao profissional de saúde se houve algum problema no envio. Verifique antes em seu celular se a receita não está em suas mensagens recebidas e também em seu histórico de consultas na plataforma.

A plataforma pode ser usada 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados?

Sim. A plataforma funciona 24 horas por dia, todos os dias, inclusive feriados. Informamos que no horário noturno existem restrições de profissionais de algumas especialidades, dessa forma sugerimos efetuar uma oferta de maior valor ou tentar em outro horário caso não consiga ser atendido naquele momento.

Posso cancelar a consulta após iniciar a busca pelo profissional de saúde?

Sim, você pode cancelar sua busca antes que o profissional de saúde aceite sua oferta. Porém não recomendamos que cancele antes de 30 minutos de espera para não perder prioridade.

A consulta foi interrompida por uma falha de conexão. Serei ressarcido do valor pago?

Se houver problema de conexão (queda) você poderá se conectar novamente utilizando o mesmo link e dar continuidade a sua consulta. Caso o problema persista e você não consiga finalizar sua consulta, o valor será estornado. Fique tranquilo, somente serão cobradas as consultas finalizadas com sucesso.

No caso de o profissional de saúde não comparecer após ter aceito a consulta, como devo proceder?

No caso do não comparecimento do profissional na consulta, o valor não será cobrado. Porém caso tenha algum problema, solicitamos que nos envie no e-mail ([email protected]) ou através do WhatsApp 1199670-8787 para registro do ocorrido para que possamos tomar as providências necessárias.

E se eu não gostar do atendimento do profissional de saúde?

Ao final de cada atendimento, você poderá avaliar o profissional que o atendeu. Monitoramos a qualidade dos profissionais para garantir alto padrão de atendimento em cada consulta. Caso haja qualquer problema durante seu atendimento, recomendamos que entre em contato e nos informe o ocorrido para que possamos tomar as providências necessárias. Somente assim poderemos melhorar a experiência de nossos pacientes.

A PicDoc tem um aplicativo?

Sim! Temos um app super leve e que funciona em qualquer dispositivo, desde computadores até smartphones.

Veja como instalar o app da PicDoc no seu dispositivo:

Chrome, no Android ou iOS

  • Toque nos três pontos verticais no canto superior direito do navegador para abrir o menu.
  • No menu, selecione Instalar aplicativo.

Firefox, no Android ou iOS

  • Toque nos três pontos verticais no canto superior direito do navegador para abrir o menu.
  • No menu, selecione Instalar aplicativo.

Safari, no iOS

  • Acesse o site e depois clique no botão Compartilhar.
  • Clique na opção Adicionar a tela de início.

Chrome ou Edge, no PC (Windows, Mac, Linux e outros)

  • Clique no ícone do computador que aparece na barra de endereços.
  • Em seguida, clique no botão instalar.
* Firefox no PC não permite a instalação como aplicativo.
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